A crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus tem causado enormes prejuízos à economia global e atingido a saúde das empresas, que se veem diante de uma queda do volume de vendas.

 

A crise pode ser uma oportunidade para o empreendedor criar soluções inovadoras, que contribuam com o desenvolvimento e a profissionalização do negócio.

 

No passado, as grandes empresas engoliam as pequenas. Hoje, nós vemos que são as empresas mais ágeis que superam as mais lentas. E, nesse sentido, o pequeno negócio tem mais agilidade e pode se adequar mais rapidamente e dar respostas mais rápidas, no contexto de crise.

 

Segundo especialistas, a crise é causada fundamentalmente por um problema de caixa. Na medida em que a população se vê forçada a circular menos e evita sair de casa, o consumo de produtos e serviços tende a ter uma queda significativa.

 

Se o problema é de caixa, precisamos buscar o equilíbrio. Isso passa por tentar reforçar as receitas, por um lado e reduzir os custos de outro.

Confira cinco dicas para aumentar as vendas e reduzir os custos no momento de crise:

1. Uso de mídias sociais

 

No momento em que o cliente se retraiu e está praticamente recluso em casa, os donos de pequenos negócios precisam usar ferramentas digitais para chegar até o público e continuar a ser visto e lembrado. Uma solução rápida e de baixo custo é investir na criação de perfis da empesa nas principais mídias sociais (Instagram e Facebook). Aqui na Gargitter Digital Media somos especialistas em mídias sociais e trabalhamos da forma mais eficiente na hora de entregar a mensagem para o maior número possível de pessoas conectadas.

2. Plataformas de vendas online

 

Se a sua empresa ainda não conta com ferramentas de venda online, esse é o momento de tomar essa atitude. Avalie qual das diferentes plataformas disponíveis no mercado mais se adequa às suas necessidades. Se você ainda não tem sua loja virtual, chegou a hora de pensar seriamente nisso. Nós da Gargitter Digital Media temos as melhores plataformas para a criação e gerenciamento de vendas online.

3. Aplicativos de delivery

 

Prestadores de serviço e negócios de alimentação fora do lar começam a sofrer com a ausência de clientes. Neste caso, é melhor o empresário se adequar para pagar as taxas cobradas pelos aplicativos de delivery do que não vender nada.

No segmento de alimentação, a adesão dos bares e restaurantes a esses aplicativos se tornou praticamente uma necessidade neste momento de crise. Se você ainda tinha alguma resistência a esse modelo, essa é a hora de repensar sua estratégia.

4. Avalie seus custos

 

É fundamental que o empreendedor conheça profundamente os custos da sua empresa e seja capaz de avaliar quais são aqueles imprescindíveis para manter o negócio operando. Em um contexto de queda do faturamento, ele precisa priorizar aqueles que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os demais.

5. Negocie com seus fornecedores

 

Com a queda do faturamento, você vai precisar negociar com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos. Essa negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados.

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